yorkshire terrier 1

O Yorkshire Terrier é uma raça de porte grande em um corpo pequeno, são imponentes e corajosos.

São carinhosamente apelidados de York ou Yorkie.

Teve sua origem no condado de Yorkshire, Inglaterra.

Por sua origem “terrier” são cães desconfiados e podem querem desafiar intrusos “até a morte”.

Apesar disso, Yorkshire Terriers são afetuosos com sua família.

Yorkshires possuem  longos, sedosos e brilhantes pelos que conquistam por sua beleza deslumbrante.

Perfil da Raça Yorkshire Terrier

Grupo: Animais de Companhia

Tamanho: porte pequeno
Altura: Tanto machos quanto fêmeas têm aproximadamente 23 centímetros

Peso: Varia entre 2,5 kg a 3,5 kg tanto para machos quanto para fêmeas

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

 

Destaques Da Raça Yorkshire Terrier

Yorkshires São Destemidos e Corajosos

Yorkies acham que são cães de grande porte e não medem as consequências em situações risco.

Na maioria das vezes podem se pôr em situações de perigo, como tentar brigar com um outro cão maior.

A socialização desde filhotes pode ser necessário, assim como adestramento.

Yorkshires São Propensos a Apresentarem Problemas Dentários

Esta raça pode apresentar uma propensão muito maior em relação à outras raças para problemas dentários, como placas de acúmulo de tártaro.

Por isso é extremamente importante que desde o início de vida, seus dentes e gengiva sejam examinados periodicamente.

Yorkshires Precisam de Muitos Cuidados com a Pelagem

O Yorkshire tem uma pelagem lustrosa e exuberante que requer um tratamento apropriado.

Seus pelos têm tendência a ficarem tão longos que podem arrastar no chão, mas para isso precisam de atenção, manutenção e cuidados frequentes.

Yorkshires São Muito Inteligentes

Yorkshire Terrier é considerado uma raça extremamente inteligente e que pensa rápido.

Faz parte do grupo um de cães mais inteligentes do mundo estando na vigésima sétima posição.

Eles estão sempre alertas, são rápido e respondem à estímulos rapidamente.

Yorkshires São Perfeitos Para Apartamentos

O Yorkshire Terrier é adequado para viver em apartamentos e não precisa de um quintal.

Contanto que tenham um pouco de exercício todos os dias, o Yorkshire ficará muito bem.

 

História Da Raça Yorkshire Terrier

Os Yorkies têm uma história bastante interessante e relativamente recente.

Proveniente do Condado de Yorkshire, Inglaterra, esta raça surgiu a partir de várias raças pequenas de terrier  que foram combinadas para criar a nova raça Yorkshire Terrier.

Infelizmente os criadores não mantiveram muitos registros destes cruzamentos que foram feitos na época (aproximadamente 1800).

Sabe-se que a Inglaterra estava no topo da Revolução Industrial e muitos trabalhadores, principalmente mineiros da Escócia migraram para a Inglaterra a procura de trabalho nas minas de carvão, moinhos têxteis e indústrias de lã, levando com eles seus cães.

Com base na aparência do Yorkshire, há uma teoria de que ele tenha se originado de três principais raças de terriers: Clydesdale, Paisley Terrier e Skye Terrier e até mesmo o Maltês.

O Waterside Terrier (pequeno terrier com pelagem azul cinzento) também pode ter contribuído para o desenvolvimento do Yorkshire Terrier.

Em 1861 foram originalmente exibidos como Scotch Terriers, mas posteriormente foram renomeados Yorkshire Terriers, com a raça sendo finalmente reconhecida pelo Kennel Club Inglês em 1874, um ano após o primeiro clube ter sido fundado.

Um cão chamado Huddersfield Ben, nascido em 1865, tornou-se um cachorro de shows popular e é considerado o pai do Yorkshire Terrier moderno.

Ele teve um enorme impacto no desenvolvimento da raça, pois era conhecido por produzir ninhadas de cachorros que tinham menos de 2,5 Kg e cachorros que se encaixavam perfeitamente no padrão da raça na época.

Também tornou-se muito conhecido depois de vencer mais de 70 campeonatos.

Uma característica importante é que os Yorkies foram criados para serem caçadores de ratos.

Esta característica marcante em cães terriers é tão forte que este traço continua sendo extremamente forte nos Yorkies até hoje.

O Yorkie costumava ser levado para as minas e para os prédios do Moinho, para ajudar os trabalhadores a controlar a quantidade de ratos nestes locais.

Esta raça acabou se tornando muito habilidoso em caçar animais que viviam em tocas escondidas.

Os caçadores carregavam o York em suas bolsas enquanto caminhavam para caçar raposa, texugos e outros animais selvagens de pequeno porte.

Foram nestas caçadas bem sucedidas que os Yorkies tornaram-se conhecidos por seu companheirismo, bravura e coragem para perseguir suas presas sem hesitação, pois quando os animais selvagens estão presos e encurralados em suas tocas costumam ser bastante agressivos para se defenderem, e apesar disso, o Yorkshire cumpria seu papel com sucesso.

*Curiosidade: Yorkshires foram até mesmo objetos de apostas em competições de bar, os cães disputavam o posto de maior matador de ratos para posteriormente serem vendidos como valiosas peças.

Então o Yorkshire tornou-se cada vez mais conhecido por suas características corajosas e ficou bastante popular, e as pessoas começaram a ficar atraídas por sua pelagem exuberante.

A raça atingiu prestígio quando um exemplar foi escolhido pela rainha Victoria como seu cão de estimação.

Em seguida a alta burguesia escolheu Yorkshire Terriers como cães de companhia, ornamentando seus animais de acordo com o modelo da roupa que usavam no dia.

A partir de então, o caçador eficiente de ratos, passou a ser em definitivo um cão de companhia de luxo, como se vê até hoje ao lado de celebridades.

O Yorkshire Terrier tornou-se conhecido no mundo todo, atingindo sua maior popularidade nos anos 90. Em 2009 foi eleita uma das dez raças mais populares do mundo.

Yorkies Legendários Conhecidos Por Sua Bravura

Smokey foi uma York legendária, esta cachorrinha foi considerada uma grande heroína durante a Segunda Guerra Mundial.

Conta-se que o americano William Wynne encontrou Smokey em um buraco perto das linhas japonesas na Nova Guiné. Ela se tornou parte da tropa, fazendo parte de mais de 150 ataques aéreos e 12 missões marítimas.

Ao servir com suas tropas americanas, ela rapidamente aprendeu truques divertidos que não só entretinha as tropas… mas também permitiu que ela ajudasse o Corpo de Sinal carregando um fio de telégrafo através de um tubo subterrâneo com mais de 20 metros.

Smokey também saltou de uma torre de mais de 10 metros com um pára-quedas feito apenas para ela. Após a guerra, Smokey passou seu tempo visitando hospitais de veteranos com seu dono, William Wynne.

Outra história conhecida é a de Oliver, um York que morava no estado de Nova York.

Conta-se que Oliver, salvou uma mulher de uma máfia, desviando a atenção do outro cão.

 

Personalidade Da Raça Yorkshire Terrier

Em geral, Yorkshire Terriers são bastante enérgicos e animados e possuem uma personalidade marcante.

São inteligentes e estão sempre alertas, são curiosos e rápidos para descobrir como obter o que eles querem. Sua inteligência é natural, sua devoção aos seus donos tornam os Yorkies fáceis de treinar com adestramento apropriado.

São independentes como a maioria dos terriers. Isso significa que você terá que ser consistentemente e imponente, a não ser que queira seu York ditando suas próprias regras.

Podem se animar a perseguir outros animais de pequeno porte, que é uma reação natural de um animal originalmente criado para perseguir e matar ratos.

Inclusive, os pequenos Yorkies nem sempre estão conscientes para os perigos ao redor deles enquanto eles estão perseguindo sua presa.

Por isso, você precisará ensinar o seu York a obedecer alguns comandos fundamentais e a vir até você quando é chamado para mantê-lo em segurança.

Por causa dos seus instintos territoriais, Yorkshire Terriers não hesitam em desafiar outros cachorros e outros animais que invadem seu espaço, e eles não diminuem a luta.

Por isso, tenha cuidado com outros animais estranhos, pois Yorkies podem se machucar por terem estrutura mais delicada.

Podem ser ótimos cães de guarda, pois não toleram presenças estranhas e começam a latir em alto e bom som como forma de alerta.

O Yorkshire Terrier também é uma das raças mais amorosas e pode ser bastante carinhoso com sua família.

 

Saúde Do Yorkshire Terrier: Veja os Pontos Críticos

A raça Yorkshire é geralmente saudável, mas como todas as raças, também está propensa a certos problemas de saúde.

Nem todos os Yorkshires vão adquirir essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver pensando em ter um York.

Problemas Dentais

Esta raça é propensa à problemas dentais precocemente, muito mais do que muitas outras. Eles são vulneráveis ​​aos efeitos da placa e do acúmulo de tártaro.

Infecções podem ser facilmente instaladas devido a estas características.

Por isso, o atendimento odontológico adequado é extremamente importante. A deterioração pode levar a problemas dentários muito sérios.

Placas bacterianas podem acumular-se nos dentes e entrar na corrente sanguínea causando até mesmo doenças cardíacas sérias (endocardite bacteriana).

Pode haver perda dentária, o que pode levar a problemas alimentares causando privação de nutrientes necessários.

Yorkies tendem a reter seus dentes filhotes, especialmente os caninos, após os cinco meses de idade se o seu York ainda apresentar os dentes de filhotes leve-o no veterinário para fazer a retirada.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é causada pelo baixo nível de açúcar no sangue. Alguns dos sinais podem incluir fraqueza, confusão, uma marcha bamba e episódios parecidos com crises de convulsões.

Luxação Patelar

Ocorre quando a patela (osso do joelho) é deslocada da articulação. Este deslocamento pode ser total ou parcial.

Atrofia Retiniana Progressiva:

São distúrbios degenerativos do olho que eventualmente levam à cegueira permanente em ambos os olhos.

Colapso de Traquéia

É um dos problemas de saúde genético em Yorkies. A traquéia apresenta-se anormalmente estreita em um Yorkshire Terrier afetado pela doença.

Respiração com ruídos ou problemática e tosse frequente podem ser alguns sinais de colapso de traquéia.

Shunt Portossistêmico

O problema surge devido a uma anormalidade da veia porta no fígado. Considerado um dos problemas de saúde hereditários em Yorkies, obstrui o fluxo sanguíneo para o fígado.

Os sinais desta doença incluem convulsões, alterações comportamentais, icterícia, perda de apetite, fraqueza muscular, problemas cognitivos, perda de visão e perda de peso severa.

Essa doença pode ser fatal para Yorkshire Terriers.

A cirurgia é a opção permanente para tratar o problema.

 

Pelagem do Yorkshire Terrier

O Yorkshire é mundialmente famoso por sua pelagem exuberante.

Sua pelagem é do tipo capa única e por isso a queda de pelos nesta raça é bem pequena.

A pelagem do Yorkshire Terrier é longa, sedosa e perfeitamente reta sem qualquer indício de onda.

Alguns Yorkies têm os pelos tão longos que chegam a arrastar no chão.

Os Yorkies nascem pretos, e gradualmente sua pelagem muda para pelos azuis e bronzeado, geralmente depois de ter um ano de idade.

Filhotes que começam a iluminar antes do primeiro ano de idade geralmente ficam mais cinzas ou prateados do que azuis.

A partir da parte de trás da cabeça até a ponta da cauda, ​​os pelos são um azulados, a cabeça é de ouro brilhante, com pelos bronzeados.

O pelo pode ser um pouco mais escuro na base das orelhas e no focinho.

Também possui pelos bronzeados nas pernas abaixo do cotovelo.

 

Cuidados e Higiene Com o Yorkshire Terrier

Geralmente o Yorkshire Terrier possui uma pelagem “macia” que emaranha facilmente.

Por isso é necessário escovar seus pelos todos os dias para ajudar a prevenir os nós e mantê-lo limpo.

Verifique regularmente também os ouvidos do seu York. Se eles parecem estar infectados (com um odor ofensivo, vermelhidão ou uma secreção amarela ou marrom), leve imediatamente ao veterinário.

Dando banho em Seu Yorkshire Terrier

É necessário que seu York tome banho uma vez por semana para que você consiga manter seu pelagem macia e brilhante.

Se optar por dar banho em casa escolha um shampoo e um condicionador de qualidade apropriados para sua pelagem.

Não há necessidade de esfregar os pelos, apenas aplique o produto e espalhe com seus dedos e massageie levemente.

Quando for secar, utilize um condicionador “leave-in” para ajudar na escovação.

O Yorkshire Terrier Pode Ser Tosado?

Sim, o Yorkshire pode e deve ser tosado frequentemente.

Em primeiro lugar, recomendamos a tosa higiênica (coxim das patinhas, barriguinha e ânus) a cada 30 dias, ou um pouco menos se necessário.

Independentemente de você decidir manter os pelos curtos ou longos (até o chão) é necessário a manutenção da tosa, para que a pelagem se mantenha exuberante, a cada dois meses.

Prepare Uma Experiência Positiva Para Seu Yorkshire

Você precisará manipular muito este cãozinho durante toda a sua vida para cuidar dos seus pelos.

Portanto faça com que esta experiência seja positiva com elogios e recompensas.

Comece a acostumar seu York a ser escovado e examinado desde filhote.

Manuseie as patas com frequência e olhe dentro de sua boca.

 

 

Convívio Do Yorkshire Terrier Com Crianças E Outros Pets

Yorkshire não é a melhor raça recomendada para crianças, principalmente crianças pequenas.

Isso não significa que Yorkies e as crianças não podem se misturar, só que Yorkies não são tão apropriados para crianças.

Já as a crianças mais velhas poderão ter um bom convívio com o York.

Uma vez que as crianças têm idade suficiente para entender como se aproximar e lidar com um cão pequeno, eles podem se relacionar muito bem com o York.

Se você tem um Yorkie e filhos, você deve ensinar às crianças a maneira correta de interagir com o terrier pequeno, e você deve também ensinar seu York boas maneiras para estar juntos das crianças.

Por outro lado, Yorkies podem se dar bem com outros animais de estimação, incluindo gatos, se socializados com eles em uma idade precoce.

 

Alimentação Do Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier precisa de uma dieta de alta qualidade para manter uma excelente saúde.

Esses cachorrinhos precisam de poucas calorias por dia, mas é importante que as pequenas porções de alimentos que fornecem essas calorias contenham todas as proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais necessários.

Requisitos Calóricos

Yorkshires pouco ativos de aproximadamente 3 a 6 kg necessitam de aproximadamente 150 calorias diárias de alimento, enquanto cães ativos precisam de aproximadamente 200 calorias.

Antes de 1 ano de idade, cães da raça Yorkshire tem requerimento calórico de cerca de 400 calorias para promover um crescimento saudável.

Estas calorias devem ser divididas em várias refeições, porque o estômago de Yorkie é muito pequeno.

Divida o alimento em quatro refeições por dia para filhotes, e três refeições para Yorkies adultos.

Ingredientes e Nutrientes

Yorkshires precisam de uma combinação de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em suas dietas.

A alimentação do seu York deve conter uma fonte de proteína, como frango, peixe, cordeiro ou peru, como o principal ingrediente.

Evite subprodutos derivados da carne não-muscular de animais.

Os óleos de peixe (ômegas)  podem ajudar a manter a pelagem brilhante e longa.

Você deve escolher uma alimentação apropriada, seja ela ração comercial ou alimentação natural para cachorro, certifique-se de estar escolhendo a melhor alimentação para seu York.

Alguns Yorkies têm estômagos sensíveis. Se você quiser mudar a alimentação do seu York, faça gradualmente ao longo de algumas semanas para minimizar o mal-estar no estômago.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre seu Yorkshire Terrier, queremos saber como é para você ter esse cachorro energético e animado dentro da sua casa.

Compartilhe conosco suas experiências com seu(s) Yorkies deixando um comentário.

Além disso, também criamos uma hashtag perfeita para você e seu Yorkshire Terrier.

Publique no seu Instagram, uma foto do seu York com a seguinte hashtag #yorksincriveis.

Você poderá ter uma foto do seu York aqui neste artigo!

Nos ajude também a compartilhar essas informações e ajudar centenas de milhares de pessoas com seus Yorkshire Terriers.

Compartilhe com seus amigos ou em suas redes sociais.

Um AUbraço! E até o próximo artigo!

 

Links Úteis

York Info Center

  • Sol Sollystyka

    Amei a matéria.